top of page
reetbrasil

O que sabemos sobre efeitos das estradas na fauna Neotropical (do México a Patagônia)?

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Por Fernando Pinto



Através de uma revisão sistemática da literatura, pesquisadores compilaram o conhecimento sobre o tema, identificaram lacunas e propuseram uma agenda para pesquisas.


Foram revisados 197 artigos publicados nos últimos 25 anos, concentrados na América do Sul, metade no Brasil. Os efeitos são diversos, a maioria negativos. A abertura de estradas em regiões florestais como na bacia Amazônica, acelera a perda do habitat e incrementa atividades ilegais como caça, desmatamento e assentamentos. Estradas atuaram como barreira física impedindo a movimentação de animais, incluindo primatas, felinos, pássaros e roedores. Por outro lado, certas espécies de répteis e mamíferos, se beneficiaram de habitats criados próximos às estradas, aumentando sua abundância. A maior parte dos estudos focou em monitoramentos de fauna atropelada. O artigo traz uma compilação com mais de 670 espécies atropeladas e suas taxas de atropelamento, quem tiver interesse é só baixar.


Apesar das pesquisas sobre atropelamento serem importantes, pouco sabemos sobre o efeito das mortes na viabilidade de populações animais, ou sobre padrões de ocorrência dos atropelamentos (onde? quando? e por que ocorrem?). Por que certas espécies são mais atropeladas que outras? Como elas se comportam frente às estradas e ao tráfego de veículos? Existem áreas mais vulneráveis e/ou propícias aos atropelamentos? Responder questões como essas, são essenciais para a elaboração de estratégias que visem reduzir ou mitigar os impactos das estradas, uma grande lacuna de conhecimento na América Latina.


A ecologia de transportes busca entender como estradas, ferrovias, hidrovias e aeroportos impactam a biodiversidade, mostrando-se um campo promissor na América Latina. Nos últimos anos, pesquisadores Latinos vem se articulando em forma de redes de especialistas. Iniciativa importante para divulgação, assessoria técnica e principalmente troca de experiências, entre tomadores de decisão, profissionais dos transportes e conservacionistas.


Sigamos.


Press Release: baixe aqui.

O artigo encontra-se disponível para consulta na revista EIA Review (https://doi.org/10.1016/j.eiar.2019.106337).


Pinto, F.A.S., Clevenger, A.P., Grilo, C., 2020. Effects of roads on terrestrial vertebrate species in Latin America. Environ. Impact Assess. Rev. https://doi.org/10.1016/j.eiar.2019.106337

72 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page