Transportes Terrestres
Rodovias e Ferrovias
O Brasil possui mais de 1,7 milhões de quilômetros de extensão de rodovias e mais de 30 mil quilômetros de extensão de ferrovias, os chamados empreendimentos lineares.
Rodovias são o maior sistema logístico do Brasil para escoamento de produtos, matérias-primas, e deslocamento de pessoas, sendo essa a mais estudada historicamente dentro da ecologia de transportes. Já as ferrovias são representadas por longevas linhas férreas que adentram regiões distantes e interioranas do território brasileiro, responsáveis pela maior parte do transporte de matérias-primas, com reconhecido potencial de crescimento nos próximos anos.
A REET Brasil atua em soluções que busquem a conservação dos ambientes tropicais do Brasil cortados por rodovias e ferrovias, atuando tanto na esfera científica, técnica e de politicas publicas.
Aviação
Dentre as principais ocorrências que comprometem a aviação, as colisões com a fauna têm ganhado visibilidade. Além da ameaça à segurança das pessoas e dos impactos à vida silvestre, os custos financeiros decorrentes são elevados.
A REET Brasil busca atuar no Gerenciamento do Risco de Fauna (como chamamos o risco de colisões com animais) para garantir a segurança de voo e o bem estar da fauna. Além de atuar em outros impactos, como ruídos e poluição atmosférica causados pelas aeronaves e outros veículos nos aeródromos.
Hidrovia
As hidrovias são rotas aquáticas (fluviais ou marítimas) utilizadas recorrentemente por embarcações de transporte de passageiros ou de mercadorias, as quais também estão sendo expandidas mediante a instalação de novos portos e pontos de apoios logísticos na costa brasileira.
As hidrovias possuem um grande potencial logístico, inclusive como alternativa aos transportes terrestres, sobretudo no norte do país. Assim, a REET Brasil busca atuar junto a esses novos empreendimentos, buscando soluções de transporte que visem a conservação dos ambientes aquáticos.